em protesto

Irmã Lourdes 'manda recado' a ministro contra fim de conselho de segurança alimentar

Jaqueline Silveira

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Em protesto ao fim das funções do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), entidades organizaram, ontem, um Banquetaço, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, com risoto, cuca e sagu de graça. Vinculado à presidência da República, o Consea articulava setores do governo e representantes da população para elaborar e fiscalizar políticas públicas relacionadas à alimentação, como o controle do uso de agrotóxicos, por exemplo.

Agora, suas atribuições foram extintas por meio de medida provisória do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que reorganizou ministérios e órgãos do governo. Com as alterações, o tema passa a ser cuidado pelo Ministério da Cidadania, comandado pelo gaúcho Osmar Terra (MDB).

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara avalia 22 propostas de vereadores em Santa Maria

Irmã Lourdes Dill (foto), uma das mais importantes lideranças dos movimentos sociais em Santa Maria, aliás, disse que já "mandou um recadinho" para o ministro sobre as reivindicações do segmento, como o esvaziamento do Consea. Está, também, na pasta de Osmar Terra, o tema do cooperativismo e, em julho, tem a Feira Internacional do Cooperativismo, que tem à frente da organização irmã Lourdes. Os manifestantes do "Banquetaço" aproveitaram para protestar contra a demora para reabertura do Restaurante Popular, que ainda depende, para funcionamento, segundo a prefeitura, da vistoria dos bombeiros para liberar o PPCI e definir a gestora do mesmo.

- É uma vergonha o nosso restaurante estar fechado há quase 3 anos. É uma sucessão de problemas que aparecem, o telhado, o PPCI... - afirmou a religiosa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moção em repúdio à reforma da Previdência é rejeitada na Câmara Anterior

Moção em repúdio à reforma da Previdência é rejeitada na Câmara

FOTOS: cheio de infiltrações, prédio da Câmara de Vereadores precisa de reformas Próximo

FOTOS: cheio de infiltrações, prédio da Câmara de Vereadores precisa de reformas

Política